terça-feira, 15 de junho de 2010

Eu sabia que havia alguma razão plausível para eu não gostar da vuvuzela!

«Segunda-feira, 7 de Junho, a fundação Hear the World (organização formada pela empresa especializada em produtos de surdez suíça Phonak para criar consciencialização sobre a perda de audição) divulgou que a vuvuzela produz mais ruído do que uma motosserra
vuvuzela emite um som de 127 decibéis e de acordo com a Hear the World, a exposição continuada a 85 decibéis pode gerar perda de audição permanente, podendo concluir-se que a vuvuzela coloca as pessoas em risco de perda permanente da audição. Por isso, a organização Hear the World apela ao uso de protectores auriculares, para evitar riscos.

Foi proposto ao engenheiro Hamilton Tambelini, da empresa Ruído Menor, que fizesse a comparação com sons típicos de uma cidade grande. Resultado: a vuvuzela faz mais barulho que o trânsito da Marginal Tietê e até de um helicóptero em São Paulo. Tambelini afirmou que "a vuvuzela, se tocada muito próxima ao ouvido, pode provocar lesões auditivas permanentes (…) Se pensar que uma partida de futebol tem 90 minutos, fora a festa nos minutos que antecedem a partida, imagine o risco de lesão auditiva que o torcedor estará exposto". Deste modo, também Tambelini salienta a importância do uso de protector auricular durante os jogos, quer nos estádios, quer mesmo num café ou em casa.»

2 comentários:

Sissy disse...

Acho que não é possível existir uma melhor explicação...

Beijo***

Amélie disse...

Também penso que não... Esta convence qualquer um :)

Beijinho