sábado, 14 de agosto de 2010

Será que a minha mente está dentro da minha cabeça?

Filosofia da mente é área da Filosofia que mais me fascina - sem qualquer ponto de dúvida. São tantas as questões, são tantos os problemas colocados e são tão poucas as respostas encontradas tanto pela Ciência Cognitiva como pela Filosofia. O que me leva a acreditar que tudo o que vejo - no mundo real e exterior - é pura realidade e não um mundo puramente criado pela minha imaginação? mas o que é isso de realidade? quem nos diz que não estamos neste preciso momento a ser controlados por um cientista maluco que controla todas as nossa acções, emoções e pensamentos como se fossemos meras marionetas? 
É-no fácil aceitar um transplante de coração, mas já se perguntaram o porquê de um transplante de cérebro ser algo de tão incomodativo para nós? Nota: ainda não é possível cientificamente fazer tal coisa, mas para o caso não interessa. Caso fosse possível a realização de um transplante de cérebro o que aconteceria ás nossas ideias? Continuariam em nós ou será que receberíamos as ideias da pessoa a quem pertencia o cérebro que em nós foi depositado? 
E ao ler cada página deste livro - Será que a minha mente está dentro da minha cabeça? - chego à conclusão que ainda há muita coisa que desconheço no que respeita à Filosofia da Mente e à Filosofia em geral. São tantas as correntes filosóficas, tantas as teorias filosóficas... Tanto para estudar, tanto para descobrir... Mas se assim não fosse que piada teria?

Sem comentários: